Pesquisadores da Universidade NOVA, de Lisboa, descobriram que os homens que bebem uma garrafa de cerveja todas as noites têm intestinos mais saudáveis. Eles também descobriram que beber cerveja sem álcool proporciona o mesmo benefício.
O estudo envolveu dezenove homens saudáveis, com idades entre 23 e 58 anos, que foram convidados a beber uma garrafa de cerveja, durante o jantar, todas as noites durante um mês. Aproximadamente metade das cervejas continha 5,2% de álcool, enquanto as outras eram não alcoólicas.
Depois de quatro semanas, o grupo não apresentou diferenças no peso, massa gorda ou nos níveis de colesterol dos homens. Mas, uma análise de fezes mostrou que os homens tinham uma maior variedade de bactérias no intestino, indicando uma melhora na saúde intestinal.
Trilhões de microrganismos revestem o trato gastrointestinal humano e, estudos mostram que quanto mais tipos de bactérias estão presentes, menor a chance de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.
Os pesquisadores acreditam que a cerveja melhora o microbioma humano, que é a coleção de micróbios bons e ruins que vivem dentro de nós, porque contém micronutrientes chamados polifenóis. Os polifenóis estão naturalmente presentes nas plantas e podem ajudar a estimular o crescimento de boas bactérias no estômago.
Com base neste estudo piloto, pode-se concluir que consumir uma garrafa de cerveja, independentemente do teor alcoólico, pode ser benéfico para a saúde intestinal dos homens. Mas, os pesquisadores lembram que, o nível mais seguro de consumo de álcool é zero, por isso a cerveja sem álcool pode ser a escolha mais saudável.